Diretoria e Galeria dos Presidentes

Diretoria 2018-2019

Bruno Gonçalves Marciano de Oliveira
PRESIDENTE

Francisco José Simões Pimenta
VICE PRESIDENTE DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
 
Carla de Paula Amaral Macedo
VICE PRESIDENTE DE RECURSOS ASSOCIATIVOS E COMUNICAÇÃO

Marcelo Trindade Almeida
VICE PRESIDENTE
ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

Thaís Moraes Ribeiro
VICE PRESIDENTE
DE ATIVIDADES TÉCNICAS
 
 

Galeria de Presidentes

Cristina Luiza Bráulio
GESTÃO DE 2003 – 2007
Associada: Printer 

PRINCIPAIS MARCOS DA GESTÃO:

 

1 – Promoção a divulgação da Associação, através de seminários, palestras e eventos, garantindo a inserção e aproximação de inúmeras empresas mineiras do ramo da engenharia de sistemas prediais.

2 – Promoção de debates sobre escopos mínimos dos diversos projetos de sistemas prediais; criação de indicadores de qualidade dos projetos e introdução do selo da Associação nos projetos dos associados, como um indicador de qualidade.

3 – Aproximação da ABRASIP-SP, estreitamento de relações e intercâmbio de experiências com as empresas paulistas

4 – Criação do primeiro estatuto da Associação, estabelecimento das primeiras diretorias

5 – Promoção dos primeiros seminários técnicos com participação das associadas e do público externo, principalmente clientes, construtoras e outros usuários dos serviços prestados pelas associadas.

6 – Nesta gestão foram plantados os valores primordiais da Associação, notadamente os valores éticos, da qualidade dos projetos, da cooperação positiva e saudável, do trabalho honesto e responsável para com a sociedade e para com os associados.

Marcelo Dicker
GESTÃO DE 2008 – 2011
Associada: ECOM
 

MINI-CURRÍCULO:

 

Marcelo Dicker, engenheiro eletricista, graduado pelo Instituto Politécnico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, foi fundador e diretor da ECOM Engenharia durante 23 anos, sendo responsável pela elaboração, gestão, comercialização, desenvolvimento de mais de 1.000 projetos de sistemas prediais elétricos, de telecomunicações e hidrossanitários. Protagonizou o maior negócio de fusão entre empresas do segmento de projetos de sistemas prediais realizado entre a ECOM e a Projelet, gerando a Projelet ECOM, uma das maiores empresas do mercado de engenharia de Minas Gerais. Atualmente é o Diretor Comercial da Somitec Automação, empresa de referência nacional que atua no segmento de automação, controle de acesso, detecção e alarme de incêndio, CFTV, dentre outras para obras em empreendimentos de grande porte, tais como shoppings centers, hospitais, arenas, edifícios comerciais, e etc.

PRINCIPAIS MARCOS DA GESTÃO:

 

Na ABRASIP-MG, trabalhou durante 02 anos em conjunto com vários colegas na fundação da Associação, assumindo a Vice-Presidência de Relacionamentos Institucionais por dois mandatos seguidos. Foi Presidente da ABRASIP-MG no biênio 2007-2008, sendo reeleito para o período de 2009-2010. Em sua gestão implementou a parceria entre fornecedores da cadeia dos sistemas prediais e as empresas associadas, promoveu a valorização profissional das empresas associadas através de ações de parceria com sindicatos, instituições de ensino, operadoras de serviços essenciais (energia, água, esgoto, gás, combate a incêndio e outros). Fortaleceu a presença da ABRASIP-MG no mercado da engenharia consultiva de MG, através da realização com frequência anual do Seminário de Atualização Tecnológica, marca registrada da Associação, desde a sua fundação. Em sua gestão foi criado o maior programa de conformidade de projetos elétricos com a Norma Brasileira NBR-5410, elevando o patamar da engenharia de sistemas prediais de forma inédita.

 
Breno de Assis Oliveira
GESTÃO DE 2012 – 2015
Associada: Viabile 
 

MINI-CURRÍCULO:

Graduado em Engenharia Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG), Mestre em Gestão de Empreendimentos de Construção Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sócio-Diretor da Viabile Planejamento e Projetos. Vice-Presidente Administrativo e Financeiro da Abrasip-MG nas gestões 2008-2009 e 2010-2011. Presidente da entidade durante a gestão 2012-2013 e reeleito para o cargo para o biênio 2014-2015. Atuante nas diversas áreas das instalações elétricas/eletrônicas, elaborando diversos projetos residenciais, comerciais, institucionais e hospitalares de destaque.

PRINCIPAIS MARCOS DA GESTÃO:
  • Lançamento e consolidação do Programa de Empresas Parceiras, que permitiu o estofo financeiro adequado para a cobertura das necessidades da Abrasip-MG.
  • Manutenção da crescente curva de qualidade do Seminário de Atualização Tecnológica, apresentando eventos cada vez mais profissionais, em respeito aos seus participantes.
  • Comemoração da primeira década de atividades da Abrasip-MG, reconhecendo a importância da abnegação de cada uma de nossas empresas associadas para tratar do alcance de nossos objetivos comuns.
  • Ampliação do reconhecimento da entidade, enregando à sociedade a primeira revisão do Manual de Redes de Telecomunicações em Edificações e a Cartilha de Fios e Cabos Elétricos em Edificações, componentes dos Kits Qualidade editados anualmente pelo Sinduscon-MG.
  • A partir da discussão entre as empresas associadas houve a apresentação de conclusões a respeito da nova Norma de Desempenho, através de um documento consistente, que inspirou outras entidades a trabalharem com objetivos concretos, deixando a retórica de lado.
  • Determinação de uma posição crítica de destaque em relação as normas da Cemig, propondo maneiras e soluções tecnicamente pautadas para a melhoria das instalações elétricas.
  • Participação ativa nas tratativas para a eleição de representantes para o Conselho Municipal de Política Urbana de nossa Capital (COMPUR), discutindo o novo plano diretor proposto para a cidade e mostrando que a engenharia de sistemas prediais tem muito a contribuir para a garantia da cidadania.
  • Definição e publicação, com o auxílio do Engenheiro Carlos Alexandre de Freitas Jorge, dos valores que acreditamos serem comuns entre as empresas associadas: organização, comprometimento, transparência e união.
  • Organizar e manter uma estrutura de divulgação permanente através da contratação de uma empresa especializada em assessoria de comunicação, que teve como consequência a exposição que a Abrasip-MG demandava para que a sociedade pudesse melhor entender suas atividades e influência da engenharia de sistemas prediais na vida de todos.
  • Publicação de artigos, entrevistas, matérias e notícias, aumentando a representatividade da entidade nos diversos meios, tornando a Abrasip-MG uma referência sobre temas relevantes relacionados ao nosso setor, reforçada pela edição de um informativo periódico.
Rodrigo Cunha Trindade
GESTÃO DE 2016 – 2017
Associada: Agência Energia  
 
MINI-CURRÍCULO:

Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, cursou na Escola de Arquitetura da UFMG Conceitos e Técnicas voltadas para o ambiente e sustentabilidade. Fundador da ABRASIP MG, Fundador do BHsolar, diretor e fundador da Agência Energia Projeto e Consultoria em Energia onde é o responsável técnico por mais de 980 grandes projetos de engenharia para instalação de energia solar. Participa de diversas comissões técnicas da ABNT e da ABRASIP MG, coordenando algumas destas. Palestrantes e moderador em diversos congressos junto ao setor de engenharia. Consultor técnico da ANEEL, da ABRAVA, redes hoteleiras e concessionárias de energia.

PRINCIPAIS MARCOS DA GESTÃO:

  • Manutenção de boa parte das ações vitoriosas da gestão passada.
  • Atualizações constante dos nossos meios de comunicação.
  • Gestão da agência de comunicação que atende a ABRASIP.
  • Renovação e conquista de novas parceiras no programa EMPRESAS PARCEIRAS DA ABRASIP.
  • Realização dos SAT XIII e XIV de forma vitoriosa em momento desafiador.
  • Elaboração de duas publicações: MANUAL PARA CONTRATAÇÃO DE PROJETOS PARA O DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES HABITACIONAIS e Atualização do MANUAL DE TELECOM.
  • Criação e avanço de diversas comissões. Envolvimento de diversos associados e movimentada contribuições de vários agentes..
  • Aumento do quadro de associados.
  • Manutenção e boa gestão dos recursos financeiros da associação.
  • Melhoria substancial na abrangência e intensidade do relacionamento institucional. Relacionamento ativo e frequente com muitos agentes importantes do setor.
  • Manutenção do bom ambiente na associação.
  • Início da participação da ABRASIP MG e seus associados na elaboração e atualização de normas técnicas da ABNT, via criação de uma base em Belo Horizonte.
  • Realização de evento técnicos de interesse dos associados e da comunidade que nos relacionamos (exemplo Seminário sobre Metais Sanitários aplicados a Edificações, Evento sobre SPDA, etc.)
Newsletter

Cadastre-se! Fique por dentro das novidades da ABRASIP-MG e do mercado de Sistemas Prediais:

Siga-nos
Galeria