Abrasip-MG nas Instituições de Ensino

Abrasip e as Universidades.

Os cursos de engenharia em Minas Gerais têm registrado altas taxas de abandono. Em meio a uma disponibilidade limitada de cadeiras, chama a atenção o volume de estudantes matriculados que deixam seus cursos para trás. Para se ter uma ideia, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, em 2017, mais de 35 mil estudantes iniciaram faculdade em uma das engenharias do Estado. Mas, no mesmo ano, cerca de 12 mil alunos decidiram trancar sua matrícula.

Hoje, a formação de poucos engenheiros preocupa o mercado e prejudica o desenvolvimento tecnológico do Brasil. Diante desse quadro, preocupada com a qualidade da formação dos estudantes de engenharia, a Abrasip criou, em fevereiro de 2018, a Comissão de Relacionamento com as Instituições de Ensino. A iniciativa tem o objetivo de promover uma maior e melhor capacitação técnica para a mão de obra que atua na área das Instalações Prediais, bem como ampliar o mercado de trabalho dos profissionais vinculados à Associação que desejem se dedicar às Universidades.

Atualmente, o grupo é composto pela vice-presidente de Comunicação da Abrasip-MG Carla Macedo e coordenação da associada Cristina Luiza Bráulio, da Printer Projetos e Construções Ltda. Segundo Bráulio, a Comissão trata basicamente do ensino continuado de seus associados. “Pretendemos aproximar a Abrasip-MG da Academia, ampliando a participação dos associados em eventos acadêmicos como seminários, palestras, feiras e fóruns. Sendo assim, possibilitaremos o exercício da docência pelos associados através de parcerias para a formação em nível de mestrado e doutorado e criaremos um ambiente favorável para a reciclagem e atualização de conhecimentos técnicos de todos os profissionais da área das Instalações Prediais vinculados à Associação”, destaca.

Para Bráulio, uma das principais conquistas da Comissão foi assegurar assento e voz no EABIM, importante evento da área de BIM para os profissionais da área e as instituições de ensino, por meio da participação dos associados da Abrasip-MG em grupos de estudo, juntamente com as universidades. “Hoje, estamos nos preparando para novas abordagens junto às Instituições de Ensino Superior. Para isso, participaremos das agendas de eventos em 2019 visando concretizar parcerias mais duradouras e sistemáticas com as Academias”, pontua.

De acordo com Bráulio, a comissão tem o dever de aumentar a inserção das empresas associadas no ambiente acadêmico. No entanto, o cenário de crise econômica dificulta muito o trabalho e a proposição de novos projetos no setor da educação. “O momento é de bastante cautela por parte de nossos interlocutores e é por isso que estamos preparando algumas ações para serem oferecidos em um futuro próximo, quando o momento for mais oportuno para nossas atividades se concretizarem”, finaliza.

Newsletter

Cadastre-se! Fique por dentro das novidades da ABRASIP-MG e do mercado de Sistemas Prediais:

Siga-nos
Galeria